A infiltração é umas das principais patologias encontradas em imóveis novo e usados. Patologia esta que além de danificar o imóvel gerando desvalorização do mesmo traz também problemas a saúde nos que nele habitam. A infiltração ocorrem nas edificações por dois motivo, a aplicação errada de impermeabilizantes ou a não utilização do mesmo. A infiltração podem ser classificas em ;
- Infiltração por capilaridade (ou ascendente) – É a infiltração ocasionada pela acessão da água do solo mediante tensão superficial. A infiltração se da por capilares que são redes de ar formadas nos materiais por onde a água se desloca, podendo esta se deslocar até 1m de altura.
- Infiltração por Percolação – É a infiltração ocasionada por movimento dessedente de água. Assim como a infiltração por capilares a infiltração per percolação se ramificar pelos vazios provenientes nos materiais empregados na construção. Esta por sua vez é gerada pela não impermeabilização das lajes, baldrames, muros de arrimo, caixas de água, que se deslocam até encontrar um ponto de saída.
- Infiltração por Evaporação – É a infiltração proveniente por vapor de água ou outros líquidos que entram em estado gasoso penetrando nos matérias, podendo vir a ocasionando deslocamento do reboco, deslocamento de pastilha ou até mesmo ocasionando um fenômeno chamado Eflorescência ( Fenômeno físico – Químico / Estes são sais que se manifestam na superfície da alvenaria ou revestimento através de manchas)
Tipos de Pressão Hidrostáticas
- Pressão Hidrostática Positiva – É a pressão exercida pela água em contato direto com a superfície “Percolação de água de dentro para fora “. Para explicar esse tipo de pressão podemos cita piscinas, caixa de água, terraço
- Pressão Hidrostática Negativa – É a pressão exercida pela água em contato indireto com a superfície “Percolação de água de fora para dentro”. Para explicar esse tipo de pressão podemos cita muros de arrimo, paredes interna de casa
Imagem Pressão Hidrostática

Correções Patológicas
- Reservatórios Suspensos (CAIXA DE ÁGUA) – Os reservatórios devem ser impermeabilizados com mantas liquidas ou manta asfáltica. Para impermeabilização com manta liquida as superfície deve ser regularizadas, devem ser tratados eventuais fissuras existente, após tratamento deve-se aplicado um prime para criar um superfície com maior aderência, posteriormente deve ser feitos aplicação do impermeabilizante liquido seguindo as orientações das fabricantes, é importante que sejam feitos os reforços nos encontros das paredes com pisos bem como outros pontos suscetíveis a a infiltração. Após aplicação do impermeabilizante deve ser feito o teste hidrostático de carga, após o teste deve ser executado a proteção mecânica para proteção da superfície impermeabilizada. Para reservatórios impermeabilizados com manta asfáltica, os mesmos cuidados e procedimentos devem ser feitos, a única diferença dar-se na hora de aplicar o impermeabilizante, que no caso da manta asfáltica dar-se com uso de maçarico. Caso seja optado por este procedimento o mesmo deve ser feito com utilização de exaustor de ar.
- Lajes e Terraço – As lajes e terraços podem ser impermeabilizadas com manta liquida e manta asfáltica. Por se tratar de uma intervenção com valores expressivos, para lajes e terraços são optados pela utilização de manta asfáltica, pois a mesma possui um tempo de vida útil superior aos impermeabilizantes líquidos. O procedimento segue o mesmo principio da impermeabilização de reservatórios. Primeiramente deve ser regularizados fissuras, aplicação de prime para criação de uma superfície com aderência, posterior aplicação de manta asfáltica. É importante que seja feito todos os reforços necessários, sendo estes na união entre piso e paredes, reforços e ralos. O teste de estanqueidade de carga também deve ser feito antes da execução da proteção mecânica e piso.
Impermeabilização Manta Asfáltica

Critérios a Serem Analisados pelo Sindico
- Cuidados na Escolha da Empresa – A escolha da empresa é uma das etapas mais importantes, se não a mais. A empresa que for desenvolver o serviço necessita conhecer as técnicas construtivas bem como possuir um responsável técnica pela serviço a ser executado.
- Como Avaliar o Orçamento ? – É de extrema importante analisar alguns informações especifica. Abaixo listaremos alguma informações que são necessárias para o serviços de impermeabilização
Critérios para analisar um orçamento de impermeabilização liquida
01- Metragem quadrada a área a ser impermeabilizada (Essa informação é de extrema importância na hora de balizar os orçamento, somente com a metragens é possível verificar eventuais inconsistências no volume de trabalho)02- Descritivo dos materiais, informativo das marcas dos respectivos mateiras (Com essa informação é possível fazer uma breve pesquisa na internet e verificar eventual diferença de valores entre as tipologias de materiais que existem nos mercado. É importante solicitar que os fornecedores disponibilizem os materiais de forma separada da mão de obra, facilitando assim a analise do orçamento.)
03- Descritivo das atividades a serem executadas (alguns empresas não trabalham com toda etapa do serviço a ser executado. Para intervenções em lajes e terraços se faz necessário a recomposição do piso, então é importante estar descrito se no orçamento esta contemplado o contrapiso e revestimento)
04- Formas de pagamentos e prazos (Dado momento conforme situação econômica do condomínio o orçamento pode ser escolhido pela critério de melhor forma de pagamento, muitas empresam viabilizam a reforma no quesito financeiro.
Critérios para analisar um orçamento de impermeabilização com manta asfáltica01- Metragem quadrada a área a ser impermeabilizada (Essa informação é de extrema importância na hora de balizar os orçamento, somente com a metragens é possível verificar eventuais inconsistências no volume de trabalho)
02- Descritivo dos materiais, informativo das marcas dos respectivos mateiras, espessura da manta asfáltica (Com essa informação é possível fazer uma breve pesquisa na internet e verificar eventual diferença de valores entre as tipologias de materiais que existem nos mercado. É importante solicitar que os fornecedores disponibilizem os materiais de forma separada da mão de obra, facilitando assim a analise do orçamento.)
03- Descritivo das atividades a serem executadas (alguns empresas não trabalham com toda etapa do serviço a ser executado. Para intervenções em lajes e terraços se faz necessário a recomposição do piso, então é importante estar descrito se no orçamento esta contemplado o contrapiso e revestimento)
04- Formas de pagamentos e prazos (Dado momento conforme situação econômica do condomínio o orçamento pode ser escolhido pela critério de melhor forma de pagamento, muitas empresam viabilizam a reforma no quesito financeiro.
Para combater esses e outros problemas patológicos é de extrema importância que a execução do serviço seja feito por profissionais qualificados, detentores de conhecimentos técnicos. Por se tratar de um serviço técnico o sindico(a) pode optar pela elaboração de uma edital de contratação, este irá informar todos os critérios necessários para tomada de preço, bem como metodologia do serviço a ser executado.
A Clinker possui profissionais qualificados para atender você Sindico, Construtora, Incorporadora, e Lojistas
Escrito por: Paulo Fernando ( Técnico em Edificações / Técnico em Segurança do Trabalho/ Graduando em Arquitetura e Urbanismo)